Conheça as novidades do Pix para 2021


No nosso blog, assim que o Banco Central (BC) anunciou o Pix, fizemos um post para explicar como funcionava o novo sistema de pagamento disponível no Brasil. Prático e apto a ser usado a qualquer momento, não importando o dia e o horário, o Pix já caiu no gosto dos brasileiros. Tanto é verdade que, apenas no primeiro dia de operação, mais de 1 milhão de pagamentos foram feitos pelo sistema, segundo o próprio BC.


Agora, após alguns meses de funcionamento do serviço, o Banco Central divulgou que o Pix terá novas funcionalidades em 2021, as quais a Prime Contabilidade irá mostrar neste texto. Acompanhe!


- Inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix;

- Integração dos aplicativos das instituições com a lista de contatos nos smartphones, para facilitar a identificação dos usuários que aparecem nos contatos e possuem o celular como chave Pix;

- Possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes;

- Saque Pix, para dar ao consumidor mais uma opção de obtenção de dinheiro em espécie e para facilitar a gestão de caixa do lojista;

- Pix por aproximação, para dar mais facilidade e conveniência na iniciação de um Pix e para atender casos de uso específicos;

- Iniciador de pagamentos no Pix, com desenvolvimentos que seguirão o cronograma estabelecido no Open Banking, para permitir que os iniciadores possam ser participantes do Pix agregando ainda mais competição ao arranjo. (Fonte: Banco Central)


De acordo com João Manoel Pinho de Mello, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, o Pix está sendo um verdadeiro sucesso, superando, inclusive, as expectativas do Banco Central.


“O Pix já é uma alternativa efetiva de uso, principalmente, para os casos de transferência. A utilização do sistema nas transações de compra também vem crescendo semana a semana e, aos poucos, vem se tornando uma opção a outros meios eletrônicos e ao dinheiro em espécie, inclusive”, destacou o diretor do BC.


Ainda segundo o Banco Central, a adesão de novas instituições ao Pix está permanentemente aberta. Atualmente, 40 instituições estão em processo de adesão. Em breve, elas poderão se juntar às atuais 737 participantes.


Além disso, vale destacar que, hoje, algumas operadoras de telefonia também já aceitam o Pix como meio de pagamento de faturas. A expectativa é que o serviço seja expandido, cada vez mais, entre as prestadoras do setor.


Quer saber mais sobre o Pix? Consulte agora mesmo a Prime Contabilidade!



21 visualizações0 comentário
logo site vs 2.png
82-825191_email-circle-icon-png-transpar

+55 (11) 3170-1313

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
telefone vermelha.png