CPF - Suspenso ou Pendente de Regularização


Sem o CPF regularizado, o contribuinte brasileiro praticamente não consegue fazer nada - abrir uma empresa, solicitar empréstimos, inscrever-se em programas de governo (seja municipal, estadual ou federal), etc. Por isso, quando uma pessoa toma conhecimento de que seu CPF está suspenso ou pendente de regularização, é natural que ela fique preocupada.


Mas não há motivos para preocupação, pois resolver esta questão é muito fácil. Em alguns casos, não é necessário nem sair de casa, o que é ótimo em tempos de pandemia. A Prime Contabilidade mostra como o contribuinte deve proceder em cada uma das situações. Confira e compartilhe com alguém que possa se interessar pelo conteúdo!


CPF suspenso


De acordo com informações expostas no site da Receita Federal do Brasil (RFB), para o contribuinte regularizar a situação cadastral “Suspensa” é necessário entrar neste link. Isso se o seu Título de Eleitor estiver regularizado.


Caso contrário, ou seja, se o contribuinte não possuir o Título de Eleitor, ele terá que comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.


Para quem mora fora do Brasil, o processo também pode ser feito pelo site da RFB (algo permitido somente a quem tiver o Título de Eleitor) ou, então, na representação diplomática brasileira, no atual país domiciliar do interessado.


Esse mesmo brasileiro residente no exterior também pode pedir ao seu procurador se dirigir a uma unidade da Receita Federal no Brasil. Ele deve levar ao local a solicitação de regularização da situação cadastral junto com a Ficha Cadastral de Pessoa Física (FCPF), a ser preenchida, transmitida e impressa no site da RFB.


Vale ressaltar que se o contribuinte precisar corrigir seu CPF, a ação também pode ser feita pela internet.


CPF pendente de regularização


Ainda segundo a Receita Federal, no caso da regularização da situação cadastral “Pendente de regularização”, o contribuinte deverá apresentar as suas DIRPFs (Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física) obrigatórias, ainda que em atraso.


Por causa do sigilo fiscal, a RFB não informa os anos em atraso por meio digitais. Neste caso, a pessoa, necessariamente, terá que se dirigir a uma unidade de atendimento da Receita Federal.


Regularize agora o seu CPF! E caso necessite de ajuda, consulte a Prime Contabilidade. Nossos canais de comunicação são o telefone (11) 3170-1313 e o e-mail contato@prime-contabilidade.com. Siga também os escritórios nas redes sociais e não perca nenhum texto do blog!


16 visualizações0 comentário
logo site vs 2.png
82-825191_email-circle-icon-png-transpar

+55 (11) 3170-1313

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
telefone vermelha.png