Pix: O que é e como funciona o novo sistema de pagamento feito pelo Banco Central?


Você já ouviu falar no Pix, mas não tem a mínima ideia do que seja? Fique tranquilo porque nós, da Prime Contabilidade, vamos explicar o que significa e como funciona esse novo sistema de pagamentos eletrônicos idealizado pelo Banco Central (BC), lançado oficialmente no último dia 5 de outubro.


Primeiro, vale ressaltar que o Pix só começará a funcionar no próximo dia 16 de novembro. Por meio desse modelo, você, contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, poderá pagar contas e receber dinheiro de maneira muito mais rápida, simples e barata.


Por que usar o Pix?


Hoje é comum fazermos transferências por TED ou DOC. Ou, então, quando compramos um produto pela internet, pagarmos por meio do boleto - principalmente quando a pessoa não possui cartão de crédito. E é neste momento que começam a surgir alguns problemas!


Para exemplificar melhor essas dificuldades, vamos mostrar situações corriqueiras do dia a dia por partes.


Primeiro caso: quando precisamos transferir dinheiro para alguém, usamos TED ou DOC. Dependendo da hora ou do dia da operação, a pessoa só vai receber o valor muito tempo depois.


Isso porque tais operações só são finalizadas em horário comercial e em dias úteis. Ou seja, se você fizer uma TED ou um DOC na sexta à noite, o dinheiro só estará disponível para o destinatário na segunda-feira pela manhã.


Nos dias atuais, em que as pessoas nem vão mais aos bancos para realizar tais operações, pois fazem pelo app do banco no celular, não há mais sentido esperar tanto tempo para uma transferência ser finalizada.


Estamos conectados praticamente o tempo inteiro e, em poucos toques, conseguimos pagar contas, transferir valores, etc. Com Pix, em 10 segundos, no máximo, independente do horário e do dia, toda a operação é concluída.


Segundo caso: você vai comprar algo pela internet, não possui cartão de crédito e a única opção que restou foi o boleto. Mais uma vez, dependendo do dia e do horário, a compensação vai demorar uma eternidade. Consequentemente, o produto também não chegará rapidamente. Ao usar o Pix, esses problemas também serão sanados.


Além de todas essas vantagens, o Pix ainda é bem mais barato do que a TED e o DOC. Consulte seu banco sobre as taxas. As instituições, inclusive, disponibilizam o serviço gratuitamente a pessoas físicas e algumas até oferecem prêmios a empresas.


Chave do Pix


O cadastro da chave (ou apelido) do Pix no Banco Central não é obrigatório, mas facilita as transferências e é bastante seguro. Com esse dado cadastrado, que pode ser um número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, basta passá-lo para quem vai te transferir um valor.


O mesmo vale quando você for o remetente. É possível realizar a transferência ao destinatário apenas com a chave que ele cadastrou no BC.


No entanto, como dissemos anteriormente, o cadastro da chave não é obrigatório. O Pix também pode ser efetuado por meio de um QR Code ou da mesma maneira que fazemos uma TED ou um DOC - com todos aqueles dados: número da agência, da conta corrente, etc.


Como toda novidade, o Pix deve suscitar muitas dúvidas até o início do seu funcionamento - e, claro, principalmente depois que o serviço estiver completamente disponível. A Prime Contabilidade está à disposição para responder quaisquer questões!


33 visualizações
2442392.jpg
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
logo site vs 2.png

A Prime Contabilidade presta serviços contábeis e paralegais, realizados por profissionais treinados e qualificados para oferecer informações precisas, priorizando sempre a melhor solução.

Menu

Services

CONTATE-NOS

Avenida Paulista, 2439
12º andar – Bela Vista
SP – 01311-300

+55 (11) 3170-1313

Siga-nos

  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • LinkedIn - Círculo Branco

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. By Prime Digital