Saiba como autenticar cópias de documentos de forma digital


Em tempos de pandemia e números crescentes de Covid-19 no Brasil, muitas pessoas fazem de tudo para não sair de casa, não é mesmo? Aliás, antes mesmo do coronavírus, muitas coisas já eram resolvidas remotamente, por meio de sites e apps.


Seguindo tal tendência, a Prime Contabilidade, por meio deste texto, divulga uma ótima notícia a pessoas que precisam autenticar cópias de documentos, mas não possuem condições de ir a um cartório: agora é possível realizar tal serviço de maneira digital!


Recentemente, a presidente do Colégio Notarial do Brasil (CNB), Giselle Oliveira de Barros, anunciou que os cartórios poderão fazer a autenticação de cópias por meio da plataforma e-Notriado (https://www.e-notariado.org.br/).


Ainda de acordo com a presidente, o procedimento online conta com total segurança jurídica. "Após o documento ser autenticado pela Central Notarial de Autenticação Digital (Cenad), ele pode ser enviado eletronicamente — por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio — a órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas para a concretização de negócios, tendo o mesmo valor que o documento original, físico ou digital, apresentado pelo cidadão", explicou Giselle.

A plataforma e-Notariado, responsável por hospedar a Central Notarial de Autenticação, também disponibiliza outras soluções: assinatura digital de escrituras, procurações, atas notariais, testamentos, além de realizar separações e divórcios extrajudiciais de forma virtual.


Como fazer para autenticar as cópias online?


O primeiro passo para fazer a autenticação é digitalizar o documento. Se ele já estiver digitalizado, ótimo (já explicaremos o passo seguinte). Caso seja físico, o usuário terá que ir até o cartório para que a cópia seja digitalizada e autenticada.


Agora, se a pessoa já possui o documento original digitalizado, o usuário necessita acessar o e-Notariado e solicitar a autenticação da cópia ao tabelionato de nota de sua preferência, enviando o documento original por e-mail. O tabelião, por sua vez, vai verificar a autenticidade e a integridade do documento para dar continuidade ao serviço.

A autenticação notarial irá gerar um registro na plataforma e-Notariado, que conterá dados do notário ou responsável pela assinatura, além de outras informações: data e horário da assinatura e código de verificação.


Se tudo estiver correto e o processo de autenticação ocorrer sem percalços, o usuário, então, receberá um arquivo PDF assinado digitalmente pelo cartório. O envio do arquivo poderá ser feito por e-mail, WhatsApp ou outro meio eletrônico. A operação é assegurada e validada pelo Notarchain, rede de blockchain exclusiva do E-notariado.


Como dissemos no início do texto, a autenticação de cópias de forma digital é uma maneira de facilitar a vida do usuário, evitando que ele se desloque até o cartório em meio à pior crise sanitária de nossa geração.


Agora, se você ainda não possui o documento original digitalizado, precisará ir ao cartório mais próximo da sua casa ou do seu trabalho. Neste caso, não se esqueça da máscara e de lavar o álcool em gel para realizar a higienização das mãos constantemente. Quaisquer outras dúvidas, consulte a Prime Contabilidade!


15 visualizações0 comentário
logo site vs 2.png

+55 (11) 3170-1313

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube