Sistema S: entenda o que é e quem deve contribuir

Atualizado: Set 28


O Sistema S é um termo bastante divulgado no meio empresarial, porém pouco explicado. Se você é empreendedor e quer saber mais sobre o seu significado, a sua finalidade e quem deve contribuir com ele, este texto da Prime Contabilidade vai te explicar tudo o que o compõe.


Primeiro é importante explicar o que é o Sistema S. O nome se refere ao conjunto de entidades corporativas que possuem em comum, além da organização e das semelhanças nas ações realizadas, a letra “S” no início de suas alcunhas. São, ao todo, nove instituições inseridas no sistema: Sesc, Senai, Sebrae, Sesi, Sescoop, Senac, Senar, Senat e Sest.


O que essas entidades fazem? A Prime Contabilidade mostra!


Algumas dessas instituições são mais conhecidas do público em geral. Inclusive, Sesc e Sesi dão nomes a equipes esportivas de diversas modalidades, como vôlei e basquete. No entanto, mais do que apoio no âmbito esportivo, as entidades promovem treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisas técnicas, entre outras atividades fundamentais à capacitação de pessoas para o mercado de trabalho. Abaixo, vamos mostrar quais são os segmentos das atividades de cada uma das instituições:


Indústria

– Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)

– Serviço Social da Indústria (Sesi)


Comércio

– Serviço Social do Comércio (Sesc)

– Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac)


Transporte

– Serviço Social do Transporte (Sest)

– Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat)


Rural

– Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)


Empreendedorismo e Cooperativismo

– Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

– Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)


Quem sustenta toda a estrutura do Sistema S?


A excelência de alguns serviços prestados pelas entidades que compõem o Sistema S, muitas vezes, impressiona. E, provavelmente, você já se perguntou: “Quem paga por toda a estrutura - cursos profissionalizantes, centros culturais e de lazer, etc. - disponibilizada por tais organizações a preços módicos ou gratuitamente? De onde vem o dinheiro?”.


A verba que banca o Sistema S é oriunda de uma contribuição compulsória, prevista em lei, feita pelos empregadores brasileiros, com alíquotas que variam de acordo com a atividade da empresa. O valor da taxa pode ser de 0, 2% até 2, 5% sobre toda a folha salarial do empregador contribuinte.


Agora que você, empresário brasileiro, já sabe o que é o Sistema S e que colabora para a sua pujança, inteire-se mais sobre as contribuições, os impostos e as taxas pagas por seu negócio e veja as possibilidades de recuperação de créditos tributários que podem aliviar o caixa da sua empresa! Conheça as soluções oferecidas pela Prime Contabilidade!


29 visualizações
2442392.jpg
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
logo site vs 2.png

A Prime Contabilidade presta serviços contábeis e paralegais, realizados por profissionais treinados e qualificados para oferecer informações precisas, priorizando sempre a melhor solução.

Menu

Services

CONTATE-NOS

Avenida Paulista, 2439
12º andar – Bela Vista
SP – 01311-300

+55 (11) 3170-1313

Siga-nos

  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • LinkedIn - Círculo Branco

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. By Prime Digital