WhatsApp: função para enviar dinheiro pelo aplicativo estará disponível em semanas


Há alguns dias, nós, da Prime Contabilidade, havíamos informado que o Banco Central (BC) já tinha autorizado a realização de transferências bancárias por meio do WhatsApp. Agora, a novidade é que tal função, chamada WhatsApp Pay, passará a ficar disponível no aplicativo nas próximas semanas.


Sem cobranças de taxas, o recurso, nas palavras do próprio WhatsApp, vai permitir que o usuário "envie dinheiro para a família, pague sua parte de um presente de aniversário da sua tia ou divida a conta do almoço com os amigos", entre outras coisas.


Vale ressaltar que o aplicativo de troca de mensagens instantâneas está instalado em 99% dos celulares ativos no país, sendo que 93% da população brasileira o utilizam diariamente, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.


Como vai funcionar?


O usuário que escolher o WhatsApp Pay para transferir dinheiro a outra pessoa precisa ter ciência de algumas informações:


- É permitido enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transferências diariamente;

- Não é possível transferir ou receber mais de R$ 5 mil por mês;

- A função será habilitada por meio do PIN (uma sequência de números), do Facebook Pay, cadastrado previamente pelo usuário, ou então, pela biometria do celular. Todos os dados serão protegidos com criptografia;

- Os bancos participantes, a princípio, são: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Nubank, Mercado Pago e Sicredi;

- A pessoa poderá cadastrar um cartão de débito, um múltiplo com função débito ou ainda um pré-pago das bandeiras Visa ou Mastercard.


Iniciadora de pagamentos


De acordo com o BC e especialistas, o fato de a empresa Facebook Pay (lembrando que o Facebook e o WhatsApp pertencem ao mesmo grupo) ser aprovada como uma iniciadora de pagamentos, ou seja, estar apta a transferir valores entre duas instituições financeiras, a partir da autorização do usuário, promove rapidez, modernidade e redução de custos nas transações bancárias.


Presidente do BC, Roberto Campos Neto se pronunciou sobre o tema: “Vejo um casamento entre mídia social e o mundo das finanças. Controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para a competição na sociedade", pontuou Campos Neto no final do último mês de março.


Dúvidas sobre essa e outras empresas iniciadoras de pagamentos? Consulte a Prime Contabilidade por nossos canais de comunicação, siga o escritório nas redes sociais e acompanhe o nosso blog!



11 visualizações0 comentário
logo site vs 2.png
82-825191_email-circle-icon-png-transpar

+55 (11) 3170-1313

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube
telefone vermelha.png